Img nav

O que é o sarampo?

O Sarampo é uma infecção viral aguda, altamente contagiosa, transmitida através do contacto próximo com pessoas doentes.


Em áreas de grande densidade populacional, a doença pode aparecer ao longo de todo o ano. Em áreas menos populosas, o sarampo pode aparecer em surtos epidémicos.
O risco de complicações e morte é maior nas crianças menores de 1 ano e nas mal nutridas.


As principais complicações do sarampo são: a otite média podendo levar a surdez, a conjuntivite grave com ulceração da córnea, podendo levar á cegueira e as pneumonias.
A cegueira é uma das complicações frequentes do sarampo, razão pela qual se administra Vitamina A aos doentes com sarampo.


Cabo Verde viveu uma epidemia de sarampo em 1997-1998. Todas as ilhas do arquipélago foram afectadas, houve um total de 8873 casos, 49 óbitos. As crianças menores de 5 anos representavam o 45% dos casos.
Os sintomas mais frequentes do sarampo são: febre alta, conjuntivite com fotofobia (dificuldade em encarar a luz) tosse, exantema/erupção cutânea (pequenas manchas vermelhas que aparecem inicialmente no rosto e se estendem pelo corpo todo).

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2017 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.