O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, presidiu esta quinta-feira, 10, à cerimónia da sessão solene do Dia Mundial de Saúde Mental, “Promoção da Saúde Mental, e Prevenção de Suicídio” que aconteceu na Praia.

Na sua intervenção, o Ministro Arlindo do Rosário sublinhou que é necessário realçar os progressos alcançados nesta área, que “o país tem dado uma resposta satisfatória”, nomeadamente, com a disponibilidade de psicotrópicos de última geração no sistema público bem como a disponibilidade de medicamentos gratuitos.

Destacou ainda na sua alocução o papel de coordenação do Programa Nacional de Saúde Mental, que na sua opinião tem feito o trabalho multidisciplinar nos cuidados primários de saúde, seja a nível regional como local e “tem trabalhado a promoção da saúde mental junto das comunidades, das famílias”, assegurou o mesmo.

Sobre a redução de números de evacuações e de internamento, falou que isso deve ao fato da telemedicina tem vindo a garantir ao sistema o seguimento de casos urgentes de alguns pacientes em todo o país e graças ainda às deslocações de psicólogos para consultas.

Enquanto falava, da abordagem integrada e baseada numa estratégia que visa cada vez maior engajamento comunitário, o governante explicou que para uma melhor saúde mental é essencial o engajamento de todos.

“A eventual escassez de recursos não serve, nunca serviu e nem servirá de desculpas para de uma forma determinada, consistente se continuar a trabalhar, encarar e ultrapassar os imensos desafios que se nos coloca a todos”, acrescentou o Ministro.

Quanto às medidas de melhoria nesta área, o governante avançou para breve o reforço de especialistas em todas as estruturas de saúde (enfermeiros e psicólogos), bem como obras de reabilitação de espaços ou de unidades que internam pacientes do foro mental.

De realçar, que o Dia Mundial da Saúde Mental, é assinalado todos os anos a 10 de outubro, com objetivo de chamar atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou socioeconómicas.

Dia Mundial da Saúde Mental 2019

 

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.