O Ministros da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário e o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, fizeram, hoje de manhã, o ato de descerramento da escultura retrato em relevo de grande dimensão em homenagem ao Dr. Santa Rita Vieira, no hospital Regional Santiago Norte.

 Após a cerimónia de descerramento, no seu discurso,o Ministro da Saúde e da Segurança Social reforçou que a defesa pela vida é um dos princípios que nortearam a carreira e a vida da grande figura da medicina em Cabo Verde, que foi Dr. Santa Rita Vieira.

Conforme o governante, “Santiago Norte está, sem dúvida, no bom caminho, rumo aos ODS”, por isso acrescenta que esta região “continuará a receber importantes investimentos, em vários setores e particularmente na saúde e verá reforçada a parceria entre o poder central e local”.

Focados em assumir a centralidade e a transversalidade da saúde o ministro reitera “que continuemos a relançar a região para novos desafios, novos patamares de desenvolvimento económico e social”.

Por seu turno, o Ministro Abraão Vicente durante a sua intervenção salientou que cumpriu-se o dever de memória, através da singela e merecida homenagem ao Dr. Santa Rita Vieira, o dever de reconhecimento do legado, do trabalho, da competência, da entrega e disponibilidade do médica para com a sociedade e de gratidão ao recorrer as lembranças sempre feitas pelo conto popular, pelas famílias e pela população geral, principalmente por esta homenagem ter partido de agentes da sociedade civil.

“A homenagem e a escultura são apenas um sinal daquilo que devemos fazer para o futuro, continuar a estudar a nossa memória, continuar a reconhecer e a ter atos de gratidão como o de hoje”, reforçou o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas.

Esteve presente no ato de descerramento da escultura, família do homenageado que o reconheceu como “homem de profundo conhecedor de Cabo Verde, não só dos seus locais como das suas gentes, mas também das suas historias.”

Carlos Henrique Santa Rita Vieira, em representação da família, recordou o pai como “homem de uma gargalhada saudável e de espirito critico muito aguçado o que fez dele (Santa Rita Vieira) um maravilhoso cúmplice da família que nunca faltou amizade e dedicação”.

O ato de descerramento da imagem contou com a presença do escultor da obra, Domingos Luísa, o enfermeiro Olímpio Varela, que foi o promotor da ideia, o Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, José Fernandes, da Câmara Municipal de São Miguel, Herminio Fernandes, o representante da OMS em Cabo Verde, Mariano Castellon, o Diretor da RSSN, João Batista e o Diretor do HRSN, Imadoeno Cabral.

Esta homenagem enquadra-se nas comemorações dos 12 anos da Região Sanitária Santiago Norte, e ainda como parte do programa foi realizada uma Conferência sob o lema “Saúde de Excelência: as pessoas no Centro da nossa atenção”, na Universidade de Santiago.

De salientar que o homenageado, Henrique Lubrano Santa Rita Vieira, foi colocado em Cabo Verde em 1946, onde durante 40 anos exerceu a profissão de medicina, em várias ilhas do país. Em 2010 foi atribuído ao hospital Regional de Santiago Norte o nome Dr. Santa Rita Vieira.

foto homenagem Dr Santa Rita Vieira

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.