O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, expressou que está impressionado com o desenvolvimento do setor privado de saúde na ilha do sal, esta afirmação foi feita durante a sua intervenção na abertura da feira de saúde realizada no âmbito da comemoração do X Aniversário do Laboratório de Analises Clínicas, Biolab, no passado 08 de dezembro, na ilha do sal.

“De uma forma muito regular vamos assistindo ao nascimento de novas clinicas, novos consultórios, policlínicas, farmácias, novos serviços de fisioterapia, de imagiologia e o crescimento e consolidação dos já existentes” afirmou o ministro durante a sua intervenção.

Entretanto, num panorama global incluindo os dois setores publico e privados, afirmou que “podemos constatar que o Sal já possui uma excelente capacidade em termos de oferta de prestação de cuidados de saúde”, e “aqui mais de que em qualquer ilha ou região de Cabo Verde a complementaridade do publico e privado é um imperativo” acrescenta do Rosário.

Segundo o ministro o Governo e particularmente o Ministério da Saúde e da Segurança Social, “estão cientes dos inúmeros constrangimentos que ainda emperram o desenvolvimento do setor privado da saúde em Cabo Verde”.

Afirma Arlindo do Rosário que a ilha do Sal tem sabido responder a demanda crescente, fruto do aumento exponencial da sua população-residente, mas também de uma população flutuante cada vez maior sobretudo turistas.

A cerimónia de abertura da feira de saúde ficou a cargo do Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, e contou com a presença da proprietária do Laboratório de Análises Clínicas - Biolab, Ana Mendonça e do Presidente substituto da Câmara Municipal do Sal, Herminio Monteiro.

De referir que a Biolab assinalou os seus dez anos de existência com a realização de uma feira de saúde, disponibilizando vários serviços, designadamente, despistagem de HIV-Sida, medição da tensão arterial e medição de açúcar capilar e através do “open day” abriu as portas para o público conhecer as suas instalações.

Durante a sua estadia, o ministro visando inteirar-se das atividades operacionais das estruturas locais de saúde, visitou acompanhado do Diretor do Hospital Ramiro Figueiras e de uma equipa da Delegacia de Saúde, as obras do centro de saúde de Santa Maria, Delegacia de Saúde e o Hospital Ramiro Figueira, e ainda a Clinica Phisiosal

As obras do Centro de Saúde em curso estão nos seus 7 meses de execução, dos 18 meses para a sua concretização o responsável da obra afirmou que os trabalhos “estão a decorrer em bom ritmo” e adiantou ainda que esta semana serão arrancadas as obras do 1º andar do edifício.

foto abertura feira Biolab

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.