O ato oficial de descerramento da Placa de atribuição do nome do enfermeiro Ilídio Filomena Évora Santos ao centro de Saúde da ilha do Maio aconteceu esta terça-feira. Para o Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, trata-se de uma homenagem que é extensiva a todas as gerações de enfermeiros de Cabo Verde.

O ministro garante que a homenagem foi feita em reconhecimento pelo enorme contributo que o Enf. Ilídio Filomena Évora Santos prestou à sua ilha e ao seu País.

“Revimos nele, a figura que simboliza a classe de enfermagem e os ideais da patrona da enfermagem, Florence de Nightingale, dama portadora da lâmpada acesa que, no meio da escuridão dos campos de batalha iluminava o ferido e permitia a esses a prestação de cuidados”, disse o governante.

O Enfermeiro Ilídio Filomena Évora Santos, foi considerado uma figura incontornável da história da Ilha do Maio, mormente enquanto profissional de saúde de longa data, e num aceno de reconhecimento o Governo de Cabo Verde aprovou a Resolução nº 72/2918, pelos seus feitos e esforços e consentidos em prol da saúde e do bem estar da população local.

Recorde-se que a Assembleia municipal do Maio, reunida em sessão ordinária, no passado dia 15 de dezembro de 2017, aprovou por unanimidade uma proposta de atribuição do seu nome ao centro de saúde do Maio e consequentemente, tal proposta foi encaminhada ao Ministro da Saúde e da Segurança Social e por conseguinte submetida para aprovação em sede de Conselho de Ministros.

O ato foi presidido pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário e na presença do Presidente da Câmara Municipal do Maio, Miguel Silva Rosa e do Sr. Alírio Santos em representação da família do homenageado.

Arlindo do Rosário lembrou ainda durante a sua intervenção que “o Governo está a cumprir com aquilo que prometeu: regularizar a situação laboral dos profissionais, implementar as carreiras, promover o recrutamento de novos quadros, contribuir para a melhoria motivacional dos quadros da saúde”, enfatizou.

centro de saúde maio nome 1

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2018 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.