O Ministério da Saúde e da Segurança Social fez o lançamento, esta segunda-feira, dia 02 de julho,na Cidade da Praia, da estratégia Piloto de Fortificação Domiciliária com Vitaferro, destinada às crianças menores de 5 anos de idade. O responsável do Centro de Saúde de Fazenda onde ocorreu o ato, Odair Carvalho, destacou que a campanha de distribuição gratuita do Vitaferro, um produto de vitaminas para auxílio na alimentação da criança, vai abarcar todos os centros de saúde da capital e terá a duração de seis meses.

Conforme explicou, o Vitaferro deve ser colocado e misturado na comida, obrigatoriamente, no momento em que a criança for comer. As pessoas com mais de cinco anos não devem fazer seu uso, isso porque a quantidade “não está adaptada” e “nem é apropriada” aos indivíduos de outras faixas etárias.

“O produto não altera o saber, a cor e a textura dos alimentos em que é misturado e facilita uma maior interação do ferro com outros elementos”, realçou, afirmando que, também age na proteção de doenças e aumenta o apetite das crianças.

Odair Carvalho afirma que os pais terão direito a uma caixa, que contém 30 saquetas, quantidade suficiente para a alimentação da criança durante um mês. Entretanto para as pessoas que vivem distante dos centros de saúde, serão oferecidas duas caixas, com equivalência a dois meses.

Na ocasião, o responsável reforçou a ideia da necessidade dos pais aderirem ao programa, visto que, segundo ele, “grande percentagem das crianças no país sofrem de anemia”.

Conforme os dados estatísticos da OMS, em muitos países as crianças com menos de 5 anos sofrem de anemia e Cabo Verde não foge a essa regra. Dados estatísticos apontam para uma percentagem de 54,4 % no país. Portanto, “é extremamente importante que os pais tenham conhecimento do programa, para a saúde do próprio filho”, explicou.

Durante o evento, foram distribuídas as saquetas de Vitaferro às crianças no Centro de Saúde (sector infantil) e foi apresentada uma sessão prática sobre o modo de preparar e utilizar o Vitaferro.

O Vitaferro é uma mistura de vitaminas, que adicionado a comida da criança, fornece a quantidade de nutrientes que ela precisa para crescer forte e saudável, indicado para as idades compreendidas entre os 6 meses e 5 anos.

foto vitaferro

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2018 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.