O Ministro da Saúde e da Segurança Social, apelou, esta terça-feira, à serenidade e responsabilidade, a propósito da morte da paciente Eloisa Correia e que é preciso aguardar pelos resultados do inquérito. O ministro que falava aos órgãos de comunicação social à margem da Conferência alusiva ao Dia Mundial contra as drogas, explicou que o Governo já mandou instaurar um inquérito que deverá servir para apurar a verdade e o cabal esclarecimento do caso.

Segundo Arlindo do Rosário, apesar dos avanços ainda existem desafios e Cabo Verde por ser um país insular e arquipelágico depara com vários constrangimentos.

“O problema de evacuação é uma questão nacional que devemos encarar com tranquilidade, mas também com responsabilidade para encontrarmos as soluções”, diz defendendo que as soluções para a questão das evacuações têm que ser integradas e que “juntos iremos trabalhar responsavelmente e ultrapassar os nossos desafios”.

Quanto às responsabilidades, o ministro esclarece que aquilo que for da sua responsabilidade enquanto membro do governo, irá assumir, naquilo que se faz a nível da saúde.

Segundo Arlindo do Rosário, a nível nacional, pretende-se criar equilíbrio e possibilidades de resposta a nível dos hospitais centrais, mas também a nível descentralizados e “isso só será possível através de um sistema hierarquizado para que possamos responder as demandas nas ilhas onde não há hospitais”.

O governante avançou ainda que “está a ser realizado um trabalho na ilha da Boa Vista para a construção, em breve, de um bloco operatório para a ilha e está-se, também, a trabalhar para resolver a questão da transfusão. Estamos a reforçar a capacidade de resposta na ilha, procurando soluções para equacionar as questões”.

Questionada sobre as críticas relativas ao Binter, o ministro diz que prefere aguardar o resultado do inquérito. “Antes disso não posso, de forma nenhuma, fazer nenhum pronunciamento sobre esta questão”.

Concluiu endereçando as mais sentidas condolências à família enlutada “lamentamos profundamente o falecimento da jovem Eloisa Correia, ocorrido no dia 23 de junho, no hospital da ilha do Sal.

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2018 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.