Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosario, termina a visita de 3 dias, a estruturas de saúde da ilha de Santo Antão, que teve inicio no dia 01 de abril.

O ministro diz ter ficado satisfeito com a visita, uma oportunidade de conhecer in loco o  funcionamento de estruturas de Saúde de várias localidades dispersas de difícil acesso e de cobertura, “onde há  gente vamos levar a saúde”.

“Uma visita muito simbólica, que nos encheu de alguma satisfação em ver a atenção que o governo de Cabo Verde está atribuir, porque  mais do que o slogan devemos cumprir de fato com aquilo que é o lema do Desenvolvimento Sustentável, em não deixar ninguém para trás, por razões de acesso geográfico ou económico” sublinha Arlindo do Rosário.

Com vista a melhorar as condições de trabalho em algumas estruturas, constaram do programa de visita, inaugurações de obras de requalificação dos Postos Sanitários de Lombo Branco e de Chã de Pedras, inauguração dos consultórios de estamatologia do HRJM e da Delegacia de Saúde do Porto Novo, bem como a extensão da Delegacia de Saúde da Ribeira Grande e a cozinha do hospital.

O governante em estilo de conclusão, aponta algumas medidas adotadas para melhorar as respostas locais.

 A nossa intenção é de encontrar repostas locais e regionais para varias situações, designadamente, reforçar os cuidados hospitalares para servir a ilha, apostar na melhoria do atendimento que irá permitir a diminuição das evacuações” sublinha o ministro.

De relembrar que estas visitas, enqudradam-se no III Aniversário da Região Sanitária de Santo Antão, “tivemos a oportunidade mais uma vez de constatar in loco a organização e a dinâmica da região sanitária, que já no seu terceiro ano vai se consolidando em termos de organização e daquio que pretendemos para a região” afirma o titular da pasta de saúde.

 Na comitiva que acompanhou o ministro, integraram os Presidentes das Câmaras Municipais e as Delegada de Saúde dos três concelhos, a Diretora da Região Sanitária de Santo Antão, a Diretora Geral do Orçamento, Planeamento e Gestão do MSSS e o Diretor Geral da Farmácia.

“nota-se claramente um envolvimento não só das estruturas de saúde, mas fundamentalmente dos parceiros, nomedamente, das Câmaras Municipais, que têm dado todo o apoio no reforço da ideia da região sanitária”.

foto inauguracao estamatologia

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2018 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.