Em Cabo Verde, nos últimos quatro anos, a situação é estacionária em termos de números de casos de tuberculose, graças a investimentos feitos na aérea da saúde, afirmou hoje, o Coordenador do Programa Nacional do Programa de Luta contra a Tuberculose, Jorge Noel Barreto, que falava à Imprensa no âmbito de sessão realizada nesta manhã para assinalar o Dia Internacional de Luta contra a Tuberculose.

“Nós tivemos uma diminuição de casos entre 2012/2013, e desde de 2013, temos mantido esta diminuição em valores, isso deve se principalmente a investimentos feitos, relacionados com a melhoria do diagnóstico, a capacitação dos profissionais de saúde que trabalham nesta área, o do seguimento das atividades de forma a evitar situações constrangedoras” assegura Barreto.

Jorge Barreto explicou que o encontro de hoje tem por objetivo assinalar o Dia Mundial da Tuberculose, este ano sob o lema “Procura-se: líderes para um mundo sem tuberculose. Você pode fazer história. Acabe com a Tuberculose”, mas também de chamar atenção para essa problemática e fazer com que os outros sectores estejam melhor engajados.

“Tentar trazer as pessoas de outros setores, também, para que haja um compromisso porque o setor da saúde sozinho não conseguirá atingir o objetivo que é ter um mundo livre de tuberculose, neste caso CV livre de tuberculose” disse o responsável acrescentando que “é preciso a intervenção dos outros setores e até mesmo da população e dos doentes com tuberculose para que possamos alcançar esses objetivos”. 

Esta data constituí o ponto alto para a sensibilização da população de que esta doença ainda hoje continua a ser uma epidemia em grande parte do mundo, causando a morte de quase um milhão e meio de pessoas por ano, principalmente nos países em desenvolvimento.

De referir que assim coma a nível mundial, em Cabo Verde, a tuberculose é também considerada um problema de saúde pública prioritário, tendo sido registado uma média de 270 casos desta doença nos últimos quatro anos.

foto dia mundial da tuberculose

 

 

 

 

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2018 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.