Marcha Cancro

O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, participou ontem, 4 de fevereiro, numa Marcha realizada pelo Hospital Agostinho Neto, no âmbito do Dia Mundial da Luta contra o Cancro, onde defendeu que “a luta contra o cancro fundamenta –se sobretudo na prevenção e no diagnóstico precoce”, aliados a capacidade tecnológica do diagnóstico. Neste aspeto, o governante avança que o Governo está a trabalhar para, ainda para 2018, melhorar as condições de diagnóstico de cancros em todas as estruturas de saúde, sobretudo nos hospitais centrais (Hospital Agostinho Neto e Hospital Batista de Sousa).

Conforme o ministro, apesar de algumas respostas que o Hospital Central da Praia vem dando a nível de quimioterapia, no tratamento da doença, ainda há desafios visto que o tratamento do cancro abrange outras vertentes como a cirurgia e a radioterapia e que o país ainda não consegue dar respostas. Neste sentido, Arlindo do Rosário admite que “temos vários passos a dar para termos a capacidade de tratamento a nível nacional”. Até lá, acrescenta, Cabo Verde espera continuar a contar com a parceria de Portugal na evacuação e tratamento de doenças.

Para o governante esta marcha que contou com a participação da sociedade civil, além de assinalar a data, é também uma aposta na prevenção. Arlindo do Rosário lembrou ainda as ações levadas a cabo a nível da prevenção, destacando a campanha que está a se realizada pela direção nacional de saúde, na área de despistagem do cancro do colo de útero, a nível nacional.

O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, é um evento global que que pretende unir a população em torno da luta contra o cancro e destina-se a salvar vidas humanas, através da sensibilização e da educação. A data foi aprovada na Carta de Paris, a 04 de Fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio com o objetivo de chamar a atenção de líderes governamentais, gestores de saúde e formadores de opinião, para reduzir até 2020, a doença que está a ameaçar as futuras gerações em todo o mundo.

 

 

 

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2018 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.