A Direção Nacional de Saúde em parceria com a Organização Mundial de Saúde, realizou nesta quinta feira, 29 de Junho, na cidade da Praia, um atelier multissectorial para avaliação integrada e cartografia de riscos em Saúde Publica em Cabo Verde.

O evento tem como objetivo reforçar as capacidades para prevenir e preparar as urgências da saúde pública no país, fazendo o uso de ferramentas internacionalmente utilizados de forma a adequar as respostas as urgências.

A cerimónia de abertura foi presidida pela Diretora Nacional de Saúde, Maria da Luz Lima na presença do Representante da Organização Mundial de Saúde, Mariano Castellon.

Na ocasião, a Diretora Nacional de Saúde, afirmou que o processo de avaliação dos riscos em saúde pública constitui uma ferramenta fundamental nos processos de decisão, de controlo e de prevenção da exposição da população e indivíduos aos agentes perigosos à saúde que estão presentes no meio ambiente por meio de produtos, processos produtivos ou resíduos. 

Segundo Maria da Luz Lima, todos os atores devem estar envolvidos na gestão de riscos em saúde pública, por se tratar de um processo abrangente em termos de envolvência, “Daí a necessidade de se envolver neste processo todos os parceiros com papel relevante na matéria”.

O atelier acontece no âmbito de uma consultoria realizada com o apoio da Organização Mundial de Saúde, que para o Mariano Castellon, acontece no momento certo “momento em que proximamente o Conselho de Ministros vai revisar e, provavelmente, aprovar a estratégia nacional de redução de risco e desastrastes em Cabo Verde.

O país com caraterísticas arquipelágica, explica Castellon “colocam desafios importantes e muito sensíveis no momento de responder às emergências, especialmente para o Ministério da Saúde com a emergência sanitária”.

O referido atelier contou com a participação de profissionais de saúde e de vários parceiros para a estratégia nacional de riscos, que inclui o Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, ministérios das Finanças, do Ambiente e da Agricultura, da Educação, da Administração Interna, da Defesa, Instituto Nacional de Estatística, ANAC, Universidades entre outras estruturas.

foto atelier

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2017 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.