O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Dr. Arlindo do Rosário, procedeu à inauguração do primeiro Laboratório de Entomologia Médica do País na manhã desta quarta-feira, 03 de maio, nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Pública.

Trata-se de uma estrutura que tem como objetivo principal o estudo dos vetores transmissores de doenças ao homem, o que irá permitir conhecer os agentes infeciosos, a bioecologia e a densidade populacional dos mosquitos e outros vetores transmissores de doenças presentes em Cabo Verde contribuindo assim, para o reforço do controlo vetorial e à vigilância sanitária de âmbito laboratorial.

Segundo o Ministro, Dr. Arlindo do Rosário, esta inauguração traduz uma satisfação pelo esforço que o Instituto Nacional de Saúde Pública está a desenvolver para a sua afirmação, materializando as atribuições que lhe são conferidas no respetivo estatuto.

O Ministro realçou ainda que, o funcionamento deste Laboratório de Entomologia Médica permitirá desenvolver respostas especificas relacionadas com a vigilância laboratorial dos vetores, através da identificação o mais precocemente dos agentes patológicos presentes nos mosquitos e contribuir para a preparação, prevenção e resposta às epidemias.

“Este laboratório contribuirá para reforçar a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde no seu todo, na luta contra os vetores nomeadamente os mosquitos, que nos últimos anos foram responsáveis pelas epidemias ocorridas em Cabo verde.”

Para a Dra. Silvania Leal, Coordenadora do Laboratório de Entomologia Médica do INSP, Cabo Verde conheceu nos últimos 7 anos duas epidemias, dengue em 2009 e Zika em 2016, que representaram um peso enorme na morbilidade entre a população, mas também com impacto a nível social e económico.

Por isso “os desafios são enormes, tendo em conta que persistem ainda os riscos associados às doenças transmitidas por vetores particularmente os mosquitos. A criação do Laboratório de Entomologia Médica irá contribuir para o combate ao mosquito na vertente da vigilância entomológica com a determinação de densidade populacional dos mosquitos e dos índices entomológicos, a identificação e caraterização dos mosquitos e outros vetores com importância em saúde pública, nos diferentes municípios do país, bem como o diagnostico dos agentes infeciosos presentes nos vetores.”

Este laboratório de Entomologia Médica irá funcionar com três técnicos e servirá como retaguarda para a investigação em saúde e permitirá ainda promover ações de formação no âmbito laboratorial.

O Projeto foi financiado através dos fundos próprios do Instituto Nacional de Saúde Pública e contou com apoios do Escritório residente da Organização Mundial da Saúde e do Comité Coordenação e Combate à Sida.

Inauguracao laboratorio entomologia

 

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2017 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.