No âmbito do Dia Mundial da Saúde celebrado anualmente a 7 de abril, este ano sob o tema “Depressão: vamos conversar”, o Ministério da Saúde e da Segurança Social e a Organização Mundial de Saúde com os seus parceiros, elaboraram um programa com várias atividades, nomeadamente a roda de conversa com as grávidas da maternidade do HAN, sobre a depressão pós-parto e o Fórum Depressão: vamos conversar, entre outras. A cerimónia de encerramento do ato central do Dia Mundial da Saúde, que teve lugar durante o fórum foi presidida pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Dr. Arlindo do Rosário na presença do Sr. Representante da OMS em CV, Dr. Mariano Castellon.

Na ocasião o titular da pasta da saúde, reiterou que é hora de ultrapassar esta ideia de que a saúde mental é o parente mais pobre do sistema, “gostaria que ultrapassássemos esta afirmação, é só ver o que é que se tem feito a nível da saúde mental em todas as ilhas e em todas as regiões, isso mostra o firme empenho do governo para de fato incluir a saúde mental como uma ação importante…”

“lanço um apelo aos países para que apoiem os programas de saúde mental, afetando recursos humanos e financeiros adequados para dar resposta a este fardo crescente” e “apelo aos Estados-Membros para que incluam a saúde mental nas suas agendas nacionais de desenvolvimento da saúde”. acrescentou o representante da OMS, sublinhado que e forma mais geral, os governos, os parceiros e a sociedade civil podem trabalhar conjuntamente para dar mais visibilidade à depressão na Região, pois a OMS está empenhada em apoiar os países a fazerem face a este importante problema de saúde pública.

O evento foi concluído com a apresentação de dança do Grupo Mon na roda e ainda uma exposição de trabalhos elaborados no Núcleo de Terapia Ocupacional de Psiquiatria da Extensão de Trindade.

foto forum depressão

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2017 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.