No âmbito da sua estratégia de desenvolvimento institucional em curso, o Instituto Nacional de Saúde Pública adotou um logotipo identitário que passou a ser utilizado oficialmente a partir desta segunda-feira 03 de abril de 2017.

Trata-se de um instrumento importante para a afirmação da instituição criada a pouco menos de três anos, para potencializar as respostas do Sistema Nacional da Saúde em matéria de laboratório, investigação em saúde, observatório nacional de saúde, formação de recursos humanos e informação e comunicação em saúde.

 

logotipo de INSP 2

 

MEMÓRIA DESCRITIVA DO LOGOTIPO  

O Instituto Nacional de Saúde Pública abreviadamente designado por (INSP), criado através da Resolução nº 21/2014, publicado no BO I Série, Número 8 de sexta-feira 14 de março de 2014, sediada na Cidade da Praia- Chã D´areia, adota um logotipo identitário como sua imagem institucional.

Tendo em conta que o recém-criado Instituto Nacional de Saúde Pública, tem atribuições enquanto Observatório Nacional da Saúde, com responsabilidades na área da formação, investigação, vigilância sanitária, informação e comunicação em saúde e como órgão responsável por gerar, desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos sobre a saúde e seus determinantes no país, visando contribuir para o fortalecimento das políticas públicas e a melhoria do Sistema Nacional de Saúde, em prol do bem-estar da população, assume-se um logotipo representativo daquilo que é vocação da instituição.

 Assim o logo do INSP tem os seguintes elementos:

 O Globo – Em representação implícita através de uma semicircular, reproduz para o INSP a universalidade do saber e da pesquisa. As pesquisas em saúde promovidas e realizadas pelo INSP têm como foco a contribuição para o saber universal.

 Pessoas – As imagens gráficas das pessoas a partir de uma perspetiva vista de cima, incluídas no semicírculo, simboliza o objeto e o sujeito das intervenções do Instituto. Representa as pessoas no sentido coletivo e patenteia a perspetiva de saúde pública coletiva.

 Microscópio –  A imagem gráfica do microscópio inserida de forma implícita está acoplada à letra “I” do INSP, representando a pesquisa no campo da saúde e simboliza particularmente, a valência laboratorial do INSP. O Instituto tem competências atribuídas de vários laboratórios, nomeadamente: Laboratório Nacional de Saúde Pública e outros conexos.

 A inscrição “Cabo Verde” – Situa o INSP no globo/mundo e identifica de forma explicita a origem geográfica do INSP e simboliza os alicerces sobre os quais a instituição está sustentada.

 A inscrição “Instituto Nacional de Saúde Pública” – É a identificação explicita da Instituição.

 As Cores: descrição

 Azul – Representa a cor do planeta, da bandeira nacional e simboliza a serenidade, pureza traduzidos na área da saúde como sinónimo de saudável.

 Branco – simboliza a pureza e o bem-estar.

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2017 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.